RSS

7 curiosidades muito curiosas sobre Gatos

Esses dias eu estava lendo um artigo que mencionava 60 curiosidades sobre gatos lá no Ronronar, e algumas em particular me intrigaram e motivaram a fazer uma pesquisa mais profunda, senta e segue lá:

1) As gatas tendem a ser destras. Os machos, a ser canhotos.
Procede? Não sei! Aqui em casa o macho e as duas fêmeas parecem ser canhotos, haha!

2) De acordo com uma lenda hebraica, Noé rezou a Deus para o ajudar a proteger a comida dos ratos na arca. Deus fez um Leão espirrar, e desse espirro nasceu o gato.
Tudo bem, vai, gatos e leões são parentes mesmo, estão na família Felidae. Difícil mesmo é quando a gente tem que aceitar que Pardais e Corvos estão na mesma família!

3) Essa é bacana: alguns gatos siameses parecem estrábicos devido aos nervos que se localizam do lado esquerdo do cérebro e que vão maioritariamente para o seu olho direito, e os nervos do lado direito do seu cérebro vão maioritariamente para o olho esquerdo. Isto provoca uma visão dupla, que o gato tenta corrigir, cruzando a visão.
Minha sialata era vesguinha quando era mais novinha, agora que já é uma senhora idosa, tem os olhinhos normais.

4) Essa é muito "loca": a capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamado de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola. 
Bem, no geral os gatos não perdem tanto para os cães em termos de olfato, principalmente quando estamos falando do gato comum com o cão comum. Deve ter algum meio obscuro nessa "psi-viagem" aí.

5) O maxilar de um gato movimenta-se em ambos os sentidos, para que um gato possa mastigar pedaços maiores de comida.
Meu gato não deve saber disso. Vive engolindo os grãos de ração inteiros e regurgitando tudo depois.

6) O gato que mais anos viveu até hoje foi o Crème Puff de Austin, Texas, que faleceu 3 dias depois do seu 38º aniversário.
Sério isso? Um gato que viveu 38 anos? Isso seriam quase 200 anos humanos!!!

7) Essa é bastante interessante para os siameses: nos anos 30, biólogos russos descobriram que a cor dos gatinhos siameses mudava dependendo da sua temperatura corporal. Os gatos siameses têm os genes do albinismo, que são ativados apenas quando a sua temperatura corporal estiver acima dos 36,6º C. Se estes gatinhos estiverem num local mais quente, ficarão com uma cor mais esbranquiçada.
Minha siamesinha é quase toda escura, e nasceu no calor escaldante de Vitória/ES. Alguma coisa não tá batendo nessa conta aí...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...